Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente

ATÉ QUANDO TEREMOS A TERRA COMO NOSSA INIMIGA?

Hoje 5 de junho, estamos comemorando o dia mundial do Meio Ambiente. Acredito que para além das comemorações devemos fazer deste momento o inicio de grandes discussões sobre as atitudes impensadas que estamos tendo sobre nossa "casa." A terra!
Pouco a pouco a estamos destruindo e seguindo as ideias do consumo, que a cada dia nos leva à compras inconscientes, não percebemos quão nocivas podem ser as consequências de uma simples "compra".
Trago hoje para nossa reflexão a carta que o Cacique de Seatle enviou ao presidente dos EUA, em 1854, quando o mesmo quis comprar as terras de sua tribo. Na carta o Cacique nos dá uma grande lição de responsabilidade e amor a terra.
Segue abaixo o vídeo com as palavras do cacique ao presidente dos EUA. Espero que gostem e assim como eu reflitam sobre a urgente importância de tomarmos consciência da responsabilidade que temos sobre a Terra - nossa casa.




O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Alguns dos principais esforços em relação ao Dia do Meio Ambiente são:

  • Mostrar o lado humana das questões ambientais,
  • Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável
  • Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais
  • Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais seguro e mais próspero.

Este Ano o tema do Dia Mundial é: “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele mostra que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.

Em 2011 o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o que reflete o engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono.
Texto retirado do site Mundo das Tribos


Nenhum comentário:

Postar um comentário