Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

sábado, 20 de agosto de 2011

O Historiador e seu dia (19 de agosto)



Um ano se passou desde a criação da data que comemora o dia do Historiador.


Neste ano, resolvi colocar aqui como alguns sites definem o profissional da História.

"[...] o historiador é aquele profissional encarregado da reunião de dados e documentos, interpreta, reconstrói, e analisa o passado de grupos, indivíduos, costumes, idéias, instituições, cultura, artes, regiões, movimentos sociais de todos os aspectos da história, situando, desta maneira, os fatos em seu contexto."

"Historiadores são profissionais que reúnem documentos e dados, situam os fatos em seu contexto, reconstroem, interpretam e analisam o passado de indivíduos, grupos e movimentos sociais, instituições, regiões, cultura, arte, idéias e costumes - que abrangem todos os aspectos da História."
Obs: Interessante perceber nesse site as características que um Historiador deve ter.

"Um historiador é um indivíduo que estuda e escreve sobre a história e é considerado uma autoridade neste campo. Historiadores se preocupam com a narrativa contínua e metódica, bem como a pesquisa dos eventos passados relacionados ao ser humano, e o estudo dos eventos ocorridos ao longo do tempo. Embora o termo historiador possa ser usado para descrever tanto os profissionais quanto os amadores da área, costuma ser reservado para aqueles que obtiveram uma graduação acadêmica na disciplina. Alguns historiadores, no entanto, são reconhecidos unicamente com mérito em seu treinamento e experiência no campo. Tornou-se uma ocupação profissional no fim do século XIX."


Repito aqui [por que já havia colocado no post do ano passado] uma poesia de Carlos Drummond de Andrade sobre o profissional.

Fontes:
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário