Você encontra aqui conteúdos da disciplina História e Cultura Afro- Brasileira para estudos e pesquisas, como também, assuntos relacionados à Política, Religião, Saúde, Educação, Gênero e Sociedade.
Enfim assuntos sobre o passado e sobre nosso cotidiano relacionado à História do Brasil e do Mundo.








Seguidores


Visitantes

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Documentário: A Chama da Liberdade / Trajetória do Negro no Brasil (parte 1)



Queridos Alunos do 7º ano,
Segue o filme e o texto para discurtimos em sala de aula. O filme esta postado em três etapas.
Abraços,
Não esqueçam o dia de entrega da atividade.
Profª Diana Costa

Nome do filme: Documentário: 120 anos da Lei Áurea A Chamada da Liberdade.

Produção: Tv Senado

O documentário traça um panorama sobre a Lei, Escravidão e Questão Racial no Brasil. Traz a proibição do tráfico de escravos, passando pela Lei do Ventre Livre, chegando ao Abolicionismo e à Lei Áurea. Mostra também a presença do Senado Brasileiro na elaboração do instrumento legal que trouxe fim à Escravidão.

Para refletir:

Devemos aproveitar esse momento para revisar o que não foi reparado a essa população e isso deve ser feito diariamente. É hora de nos comprometermos com uma reflexão constante sobre nossas práticas, vamos construir e reconstruir o negro e a negra diariamente, questionando o nosso passado e traçando metas para um futuro mais justo.

É dever da Escola e dos Professores continuar lutando pela Igualdade Racial no âmbito escolar, pela real aplicação do ensino da Cultura Africana nas escolas e nas universidades, pela luta do currículo escolar menos eurocêntrico e mais multicultural e multiracial, por melhores livros didáticos e por um ambiente racialmente mais democrático nas escolas e na Sociedade.

Façamos dessa data um momento de luta, usemos esse dia para ressaltar nossa trajetória de inconformismo; esse mesmo inconformismo que nos leva a realizar pequenas e grandes revoluções em nosso cotidiano. Continuemos a considerar o 20 de novembro como a grande data de celebração no Brasil, data de morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior e mais duradouro quilombo do Brasil colonial. Zumbi dos Palmares foi nosso grande herói da resistência à escravidão, verdadeiro arquétipo da não submissão dos escravos ao cativeiro. E nós como descendentes de África, somos os herdeiros de um passado com os maiores crimes aos direitos humanos e maior chacina da humanidade, então não devemos ter vergonha desse passado, devemos ter vergonha sim, daqueles que se tornaram desumanos a ponto de nos torturar, roubar nossa cultura e de enriquecerem com o nosso suor.

Bons estudos,

Profª Diana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário